segunda-feira, março 19, 2007

Sonho!

Parece tarde...
Sinto o avançar da noite de um modo rápido, violento e directo. O sono parece ter-se extinguido por hoje e diante do sossego e da tranquilidade deste tempo que corre, apodero-me de um copo cheio de ilusões, em busca de uma tentativa vã de força e de descanso. Sentado nesta divisão, oiço passos na porta em frente, cuidadosos, periclitantes, femininos...
Apetece-me observar, saber quem entra, quem partilha comigo este momento tardio de vazio e de espera demente. Do outro lado, reparo na dificuldade em fazer rodar uma simples fechadura, no desespero com que o faz, no tempo que se esgota e enerva cada vez mais... Sorrio maliciosamente, comparando a minha noite calma e tranquila, em contraste com o final de dia conturbado de um vizinho noctívago. Os passos, agora mais fortes e descompassados, vêm ao meu encontro, terminando num bater forte e seco na madeira da minha entrada. O meu ritmo cardíaco acelera, surgindo em mim uma estranha indecisão sobre a atitude a tomar. Consumo segundos, alimentando o desespero da mulher que paira do outro lado. Decido-me a abrir, meio estremunhado pela escuridão da noite, convidando-a a entrar.
Os nervos afectam-na, consomem-na, não permitindo que consiga articular de um modo tranquilo tudo o que a apoquenta. Aconselho-a a ficar, a deixar esperar pela manhã e fazer com que se acalme, encontrando no meu retiro algum sossego e repouso. Acede-me assustada, seguindo-me de encontro à divisão onde a deixarei pernoitar. Volto ao meu quarto sorrindo, novamente com malícia, mas sem intento de algo mais, adormecendo tranquilamente...
Findo a noite e já pelo novo dia adentro, acordo consumido por um sol deliciosamente convidativo. Reparo no lado contrário da minha cama onde jazem peças de roupa interior e um "obrigado" suavemente perfumado. De nada me lembro, de nada sei ou senti...
Sinto-me confuso, perplexo e desconcertado, culpando simplesmente o copo cheio de ilusões. Apenas me parece que tenha sonhado! Nada mais...

1 comentário:

Unknown disse...

Ola Nuno,li-te no mais sublime:
"o avançar da noite de um modo rapido, violento e directo."(Demonstras uma confusao de Sentimentos, procuras Sentir);
"Passos femininos" (o Sonho que te persegue, insiste que Sonhes com a mulher);
Mas, Noite nunca pode ser igual a "espera demente", e sim um "Vazio", tens dentro de Ti um enorme vazio que quer Ser preenchido, mas nao se trata de um preenchimento qualquer, vulgar... Procuras para alem do Horizonte.
"da mulher que paira do outro lado"(a imagem que pedes, ela volta esta mulher).
"encontrando no meu retiro algum sossego e repouso"(como pode se o buscas para Ti, algum).

"Apenas me parece que tenha Sonhado": torna o teu sonho real, da-lhe Vida, mesmo se o Vento te despenteia a tua mente e a deixa a pensar, Se e Sente...
Lembra-te o Sonho e mais velho do que o Homem, e a nicotina da Vida...
bjinhos de algodao doce,
Papoila Sonhadora,